quinta-feira, 14 de maio de 2009

Homologação dos carros da Fiat devem levar 18 meses

Além das mudanças estéticas, carros deverão ter modificações mecânicas devido à legislação americana

Por Marcio Ishikawa | 14/05/2009

Os modelos da Fiat e da Alfa-Romeo, que devem ser vendidos nos Estados Unidos precisarão receber mais do que mudanças estéticas para serem vendidos sob as marcas Chrysler, Jeep e Dodge. Para atender a legislação americana, serão necessárias modificações mecânicas.

Segundo reportagem da agência americana Automotive News, o processo deve consumir cerca de 18 meses. Assim, os primeiros modelos chegariam ao mercado em 2011, embora a maior parte deva ser vendida somente a partir de 2012.

As principais mudanças mecânicas necessárias são:

- Para-choque dianteiro: a legislação americana, ao contrário da européia, não permite que a peça sofra danos em uma colisão a 3,2 km/h.
- Iluminação: a legislação americana especifica o nível de luz branca que pode ser emitido pelos faróis.
- Motores: como os padrões de emissões são definidos com uma metodologia diferente da Europa, podem precisar de adaptações.
- Testes de impacto lateral: os modelos precisarão passar pelo teste americano, uma vez que a metodologia empregada nos Estados Unidos é diferente da Europa.
- Airbags: na legislação americana, esse equipamento precisa ser eficiente também com ocupantes sem cinto de segurança. Na Europa, sua eficicência é avaliada apenas com ocupantes com cinto.

- Tanque de combustível: nos Estados Unidos, o carro não deve apresentar vazametno de combustível após um acidente grave. Assim, o tanque pode precisar ser realocado para um outro ponto.

Fonte: Quatro Rodas

Visite: http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/167417_p.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário